quarta-feira, 18 de maio de 2011

AMBIENTE: iluminação e cores







Vivemos num planeta com cerca de 7 bilhões de pessoas e inúmeras espécies de vida animal e vegetal, de modo que, quase todas essas formas de vida dependem da luz solar para o estabelecimento dos ritmos fisiológicos e o ciclo de atividades de acordar, dormir comer e trabalhar.
As exigências do mundo contemporâneo faz com que as pessoas dependam cada cada vez mais da iluminação e das cores que são produzidas artificialmente tanto no ambiente profissional como no lar. Ao longo da vida, o cristalino sofre tranformações, de modo que, uma criança absorve 10% da luz e um idoso 57%. Nas estratégias dos negócios, entender e aplicar corretamente o uso da iluminação e de cores, resulta em vantagem competitiva, pois a visão através dos seus fotorreceptores da retina (bastonetes e os cones) fazem com que os consumidores percebam a luz dentro das empresas e, dessa forma, podem ser influenciados a consumir um produto/serviços por mais tempo.
A cor é outro elemento primordial que mais contribui para a estruturação do psiquimos humano, ou seja, ela pode proporcionar estado de ânimo, alegria, tristeza, tédio, conforto. Portanto, a escolha de uma cor dentro do tipo de negócio deve ser rigorosamente estudada, assim como no lar, porém vale frisar que, a interpretação de cores varia de cultura para cultura.
Espero que esse texto singelo possa contribuir de alguma forma para as pessoas. Abaixo relaciono algumas cores e significados

Branco - Unidade de paz, harmonia, pureza essencial

Vemelho - Extroversão, apetite e instintos, força, materialidade, expansão e movimento

Preto - Ausência de exterioridade, medo, introspecção

Amarelo - Inteligência da seleção natural, identidade, psiquismo cósmico

Rosa - princípio de atração, sensibilidade, delicadeza e ternura

Cinza - Diminuição do ser, depressão

Azul - O homem que pensa, conhecimento,

Verde - Focalizador da percpção visual, esperança, lugar cósmico da vida

Marrom - Densidade e solidez, bloqueador do psiquismo

Turquesa - Curiosidade intelectual, movimento e ação espiritual

Violeta - Poder de meditação, conhecimento intuitivo

lilás - Conhecimento do ser