terça-feira, 12 de agosto de 2014

O PROCESSO DE COMUNICAÇÃO


Quando mantemos uma conversa, trocamos ideias, fatos e opiniões, de modo que, ao se falar em comunicação, estamos lidando com algo vivo, que se desenvolve, que é dinâmico. Para acontecer uma comunicação eficiente, é necessário o total conhecimento do Processo de Comunicação. O modelo de Shannon e Weaver mostrado no vídeo (acima) foi construído no final da década de 40, a partir de um sistema eletrônico de comunicação.
Portanto, conhecer Processo de Comunicação e aplicá-lo corretamente, resulta numa vida melhor tanto na área pessoal, assim como, na área profissional.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

O desafio das emoções no mercado de trabalho



Visitando muitas empresas de portes e áreas diferentes, observo que as conversas entre funcionários sempre possuem um componente emocional forte. Nos dias atuais, demonstrar certas emoções costuma ser uma armadilha para o sucesso em alguns ambientes de trabalho.
Logo, quem escolheria ou gostaria de trabalhar com um profissional de ginástica desanimado, uma professora fria e indiferente, um comandante ou médico exageradamente emotivo. 
Diante disso, a CONSULTARE através de estudos relacionou algumas atitudes internas que ajudam a manter situações tensas sobre controle e evitar desgastes desnecessários:

1. Em meio do caos, pare e pense: esse episódio tem mesmo toda essa importância?

2. Fale consigo mesmo e tranquilize-se dizendo: fique calmo?

3. Considere que mesmo cliente ou colega mais teimoso raramente tem um questão pessoal com você;

4. Utilize técnicas de relaxamento para normalizar a respiraçãos;

5. Torme situações difíceis como desafios, e não como problemas;

6. conceda-se uma pausa depois de uma conversa desagradável;

7. Ria de si mesmo; o bom humor ajuda a dissipar emoções. 

8. Lembre-se, ninguém é excelente o tempo todo; aceite erros, os seus e os dos outros.