sexta-feira, 20 de agosto de 2010

SELVA OU SOCIEDADE HUMANA?


Um tigre encontrou um leão que bebia a margem do lago. "Diga-me", falou o tigre, "por que você está sempre rugindo como um tolo?" "Não é tão tolo assim", disse o leão, com um brilho nos olhos.
"Chamam-me de Rei dos animais; Vale a pena anunciar." Um pequeno coelho ouvia a conversa, e correu para casa como um raio. Ele pensou que experimentaria a idéia do leão, mas seu rugido foi apenas um gritinho. E uma raposa faminta naquela manhã comeu seu desjejum na floresta.
Moral: Não vale a pena anunciar a menos que você tenha o que anunciar.
Esse conto engraçado, serve de reflexão no sentido de prestarmos atenção aos nossos pontos fracos e fortes, ou seja, tanto no campo pessoal como no profissional. O nosso cotidiano, consiste nas relações pessoais em todos os níveis, de modo que, cada vizinho, colega de trabalho, amigo, desafeto e desconhecido trazem suas características físicas perceptíveis, ou seja, vestimentas, altura, cor e linguagem verbal, entretanto, em relação as percepções psicológicas, haverá subjetividade no julgamento para cada pessoa. Diante desse contexto, é pertinente afirmar que, o Homem é um ser biológico, social e também psicológico, e assim sendo, suas atititudes e reações são imprevisíveis diante de algumas situações. Quem nunca ouviu a frase, "atravessa um rio e morre num copo de água." Portanto, nunca conclua que conheces a pessoa que está ao seu lado, seja ele, concorrente, desafeto ou conhecido, pois cada ser tem uma caixa-preta e poderá se abrir e revelar algo inesperado. Diante de tanta complexidade, devemos estar consciente e atento as nossas fraquezas e forças, e como na seva, sempre existirá um predador.
Enfim, vivendo numa sociedade tão complexa e competitiva desde a era primitiva até os dias atuais, é importante continuarmos de olhos bem abertos para os ensinamentos do passado, pois só através da cooperação, atenção e ação, continuaremos a nossa trilha rumo a sobrevivência, o sucesso e a evolução.

Um comentário:

  1. Realmente, o mundo está cheio de propaganda enganosa. No nosso atual momento, podemos ver isso constantemente em um tal de "Programa Eleitoral GRATUÍTO"...Será realmente gratuíto? E os impostos que pagamos? Sabe Deus para onde eles vão...E se fosse declaramente PAGO? Você pagaria para assistir? Eu NÃO! Forte abraço amigo querido.

    ResponderExcluir