terça-feira, 10 de abril de 2012

SOBERBA: pior dos pecados ou a maior das virtudes?


Para a Igreja Católica a Soberba é o pior dos pecados. Ao entrar numa Igreja durante a missa notaremos que todos rezam de mãos postas, ajoelhados, cabeça baixa. Está na Bíblia: bem aventurados os humildes.
No entanto, dá Igreja vá para o Estádio de futebol, e observe o atacante, assim como, o zagueiro: ombros para trás e cabeça erguida não é uma questão de postura, ou seja, é levar o adversário a acreditar também que é o melhor para assustar o seu "inimigo."

Este cenário levou cientistas a procurar e encontrar evidências de fatores biológicos para o orgulho. Os pesquisadores da Universidade British Columbia procuraram as regiões do cérebro que entram em alta atividade quando esse sentimento surge e descobriram que a manifestação física da soberba é encontrada também no córtex dos animais.
Há consenso sobre onde no cérebro é o pecado: localiza-se no lobo frontal, ou seja, mais precisamente no córtex pré-frontal que se encontra a atividade neural quando nos achamos melhores do que os outros.
Logo, vivendo numa sociedade competitivas em todos os seus segmentos, a soberba virou o jogo e hoje é tão bem vista que é considerada uma das características dos vencedores, porém vale lembrar que a humildade é importante em qualquer situação, pois essa medida quem dá é você.

Fonte: Revista Super Interessante - Edição Especial; N° 302-A, Março/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário