sábado, 5 de janeiro de 2013

CLIPE - Orgulho Norueguês





Muitos pensam que o bacalhau é o orgulho dos noruegueses, porém muitos estão enganados, pois um arame retorcido, útil e prático tem um status maior do que o bacalhau da Noruega.
Segundo a história, o norueguês Johann Vaaler, que viveu no final do século XVIII, procurava alguma coisa capaz de manter unidas suas folhas de papel. Na segunda metade do século XIX, o arame de aço passou a ser produzido em maior quantidade, e como possível moldá-lo em vários formatos, parecia ideal para o invento do norueguês. Ele criou vários tipos de clipe, e até hoje, que se saiba, não se inventou outro modelo. Nessa época, não havia um órgão de patentes, e Johann Vaaler acabou registrando seu invento na Alemanha. Isso em 1900.
Os noruegueses tem tanto orgulho dessa criação que mandaram erguer um monumento em homenagem ao clipe e seu inventor. É um clipe gigante que está na cidade de Oslo, erguido em 1989. Na Segunda Guerra Mundial, os integrantes da resistência antinazista da Noruega fixavam na lapela do casaco um clipe como símbolo de patriotismo e da união dos países contra força de ocupação.

Fonte: Chinem Rivaldo. Marketing e divulgação da pequena empresa / 2° ed. Editora Senac, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário