Apesar de inúmeros cursos de qualificação profissional, percebo que muitos serviços tem piorado em diversos segmentos do mercado. Penso que uma das causas mais básicas é a falta de liderança. Logo, quem presta os serviços são seres humanos, e para servir o cliente diariamente, faz-se necessário um trabalho de motivação constante com os funcionários. Diante disso, relaciono abaixo algumas queixas dos clientes em relação aos serviços prestados pela empresas:
1. Mentiras óbvias - A falta de sinceridade daqueles que vendem serviços;
2. A longa espera - Muitos clientes reclamam do tempo de espera numa fila, pois os caixas estão congestionados ou fechados. Exemplos: demora pelo atendimento médico nas clínicas ou hospitais, supermercados, atendimento pelo telefone etc.
3. Piloto automático - Serviço impessoal que não transmite a sensação de calor humano;
4. "Não pergunte" - Funcionários que não estão dispostos a fazer um esforço extra para ajudar os clientes ou dão a impressão de que os pedidos de ajuda incomodam;
5. Prioridade maldefinidas - Funcionários que conversam entre si ou executam tarefas pessoais enquanto o cliente espera. Também tem aqueles que se negam a ajudar um cliente porque o expediente terminou ou está em horário de descanso;
6. Sofrer em silêncio - Funcionários que não se dão ao trabalho de atender os clientes ansiosos por saber como solucionar um problema;
7. "Não estou nem aí para isso." - Profissionais sem disposição para resolver os problemas básicos ou serviço do cliente.
Enfim, certamente existem outras queixas, e todas elas se enquandram em muitos serviços, tais como, serviços médicos, advocatícios, administrativos, escolares, transportes e etc. Portanto, o sucesso profissional de qualquer empreendimento passa na questão da valorização e respeito com o cliente/pessoa, e para isso acontecer, somente com preparação profissional, empatia (entender a situação do outro) e liderança na gestão.
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