quarta-feira, 21 de março de 2012

COMUNICAÇÃO EFICAZ




O Homem como um complexo sinérgico biopsicosocial está sempre influenciando e sendo influenciado em todas as situações e lugares no habitat que está inserido. Quem nunca fez um comentário sobre aquele profissional que chega numa determinada situação ou local de trabalho, cumprimenta e começa sua oratória. Pouco tempo depois muitos dizem: esse cara é fera! Então, como é que a pessoa pode afirmar com segurança que esse profissional é competente?
Simples, somos avaliados durante nossa comunicação em três aspectos básicos:


. Nossa aparência;
. O que falamos;
. Como falamos.

Nossa aparência é muito importante, pois sendo o Homem composto pelos 5 sentidos, (Visão, audição, paladar, olfato e tato) faz-se necessário utilizar estrategicamente essas características no sentido de causar positivamente as primeiras impressões.
É pertinente afirmar que, sendo a visão o primeiro sentido, o profissional deve cuidar de sua aparência, ou seja, a vestimenta correta, seu cabelo, assim como, sua maquiagem na percepção do seu interlocutor.

O que falamos depende do conhecimento técnico e específico sobre o assunto a ser abordado. Nesse caso, o profissional deve procurar estar atualizado, e acima de tudo, ter uma profundidade do assunto, pois certamente será questionado por outras pessoas bem informadas.

Como falamos torna-se fundamental para que as pessoas prestem atenção nas nossas palavras. Muitas vezes o profissional é extramente conhecedor do assunto, porém seu estilo faz com que muitas pessoas fiquem dispersas. Segundo alguns estudos o que você fala representa 7%, tom de voz 38% e expressão corporal 55%.
Portanto, o que você fala representa apenas 7%, os demais 93% dizem respeito ao como você fala. Dentre os tópicos mais importantes destacam-se a memória, habilidade, entusiasmo, criatividade, inspiração, persistência, voz, expressão corporal, síntese, vocabulário e naturalidade.
Enfim, a comunicação eficaz é primordial para o sucesso profissional, pois certamente você não terá uma segunda chance de causar uma boa impressão num mercado extremamente exigente.

Fonte de pesquisa: Como ser empreendedor de sucesso/Flávio de Almeida.

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