quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Você é sua melhor marca! Ensinamentos de um livro




Essa semana li o livro Você é sua melhor marca do autor Jussier Ramalho, e assim sendo, fiquei feliz por ter desfrutado de uma boa leitura e energizado com os ensinamentos e a história de vida desse autor.
Logo, diante de tantas lições, selecionei algumas regras e dicas que o autor comenta e nas quais não dependem de dinheiro para serem feitas por qualquer profissional, mas claro outras tem seus custos.
As regras são:

1. O cliente em primeiro lugar ---> "Você só coloca o cliente em primeiro lugar quando o vê como uma pessoa, e não como aquele que vai abrir a carteira para que você não fique no vermelho, porém nada impede de ser atencioso enquanto mantém uma atitude profissional."

2. Ainda não é cliente? Então faça com que seja ---> "De certa forma, conquistar um cliente é como iniciar um namoro. É um ritual que envolve uma série de preâmbulos. Há que se agir com tato e delicadeza, se aproximar aos poucos, cativar, tornar-se digno da confiança do outro. Qualquer movimento brusco e ostensivo demais poderá espantar o objeto de suas atenções, e isso vale tanto para uma possível namorada quanto para um possível freguês."

3. Conforto é bom e todo mundo gosta ---> "O conforto é um valor agregado ao serviço ou produto que você oferece. É um diferencial que conta e muito na hora em que o cliente decide comprar. Contudo, é preciso lembrar que não existe conforto maior do que um atendimento rápido e eficiente."

4. Os funcionários são o coração do negócio ---> "Se a propaganda é a alma do negócio, os funcionários são o coração. Maus funcionários depõem contra o negócio e contra a imagem do proprietário. E o oposto também é verdadeiro, ou seja, bons funcionários são a melhor referência que você e sua empresa poderiam ter."

5. Elegância, até na hora de engolir sapos ---> "O fato é que, quando você mantém uma postura otimista e se atém ao que é realmente importante, os sapos engolidos acabam sendo rapidamente digeridos e expelidos. Você começa a perceber que aquela pessoa que o ofendeu prejudicou apenas a si próprio, pois se expôs na frente de todos como alguém descontrolado, incapaz de manter equilíbrio. Enquanto você passa a ser reconhecido e admirado como uma pessoa equilibrada e de bem com a vida, capaz de manter a graça e a elegância mesmo em situações desagradáveis."

6. Sua imagem é o seu cartão de visita ---> "Hoje em dia fala-se muito que o importante é o conteúdo, que não deve dar tanta importância à imagem. Belas palavras, mas na prática não é bem assim. Antes de ver o conteúdo, a primeira coisa que vemos é a forma, o invólucro desse conteúdo. O fato é que não há como fugir dessa regra: antes de vender o seu produto, você tem que vender a sua imagem e a do seu negócio."

Enfim, outras regras são importantes na jornada de todos os profissionais, e, principalmente, uma regra que considero primodial que é investir no crescimento pessoal, pois isso resultará em comprometimento, honestidade, alegria e prazer no que faz. 

Referência: RAMALHO, Rogério Jussier. Você é sua melhor marca. Rio de Janeiro: Elsevier; 2008.

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