segunda-feira, 20 de maio de 2013

Varejo Sexy





 Achei interesante a entrevista de uma renomada consultora de varejo. Ela mencionou a importância dos gestores aprenderem a tornar o negócio sedutor e atraente para os clientes.
Para Bety Furtado, se o varejista não se reiventa, não é provocativo, não adiciona uma "pimenta" com seu público de interesse, ele encontrará dificuldades, e nesse sentido que se insere o varejo sexy
Logo, pimenta numa loja, nos remete a associar algo como misterioso, pois uma pessoa misteriosa tende a ser sexy. Um ponto de venda com essa característica pode se expressar através de um jogo de luz mais interessante, áreas cênicas, atendimento inteligente, ou seja, cria-se um clima misterioso. Vale ressaltar que misterioso não é escondido.
É pertinente afirmar que, a classe C emergente está ficando muito exigente, assim sendo, o varejista precisa acompanhar essas mudanças focando no comportamento da sociedade global sem esquecer a cultura local. A experiência para o consumidor/pessoa no momento da compra do produto/serviço tem que ser cada vez mais sedutora e prazerosa, e diante disso, os profissionais precisam conhecer as tendências para utilizar estrategicamente dentro do seu négocio.
Abaixo estão relacionadas algumas tendências, tais como:


1. A vitrine é uma área que está em queda pelo mundo, portanto a tendência e deixar de existir, sendo a loja a prória vitrine;

2. Dependendo do tipo de varejo, a loja deve mudar sempre a exposição de seus produtos, de modo que, adapte ao  perfil dos consumidores de acordo com o horário (manhã, tarde e noite);

3. Sedução, elegância, naturalidade, simplicidade e honestidade no atendimento;

4. A loja deverá provocar sempre boas sensações através dos sentidos humanos (Visão, Olfato, Audição, Paladar e Tátil);

5. Pensar em supreender o cliente.

Portanto, para tudo funcionar, precisa de pessoas (especialistas) dedicadas e competentes, pois a ciência da Administração/Marketing "bebe" na fonte de outras áreas (Psicologia, Antropologia, Sociologia, Fisiologia) para elaborar uma estratégia correta e vitoriosa num  mercado cada vez mais volúvel.
 Enfim, assim como na vida pessoal, a probalidade do relacionamente da pessoa ser duradoura com a loja passa pelo exercício diário da sedução, emoção e mistério. Logo, o conselho para o varejista praticar com seus clientes é:  SURPREENDA!!

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