terça-feira, 23 de abril de 2013

Profissional da saúde: a nova relação médico-cliente-paciente




Nos dias atuais, quem frequenta as clínicas e hospitais do setor público e privado pode perceber algumas mudanças positivas na questão do atendimento ao público, pois a relação médico-paciente está em franca transformação.
Diante desse cenário, faz-se necessário que o médico exercite uma nova competência com seus pacientes/clientes, ou seja, o estilo autoritário de clinicar deve ser abandonado, pois muitos pacientes são bem informados, sabem pesquisar e tomam suas próprias decisões no processo de escolha.
Logo, as mudanças globais de toda ordem (política, cultural, sociais, jurídicas e principalmente econômicas), emerge um novo cidadão demandador de serviços médicos: o ex-paciente, atual cliente.
Novos tempos exigem novas atitudes e novos comportamentos dos profissionais da área médica, e assim sendo, é preciso rever conceitos e adequá-los a uma nova realidade, tais como:

1. Criar um diferencial --> A medida que um médico assume uma nova postura de valorização, colocando o paciente-cliente como agente central  do processo, inclusive do seu sucesso profissional, cria-se um diferencial;

2. Identificação das reais necessidades do paciente -->  Escultar o paciente com profundidade leva o médico a um melhor diagnóstico;

3. Agregar valor profissional --> Um comportamento positivamente diferencial agrega valor ao profissional. Isso concretiza-se por meio da boa imagem profissional, do destaque, do respeito,  da fama;

4. Aumentar a aderência do paciente ao tratamento --> Um comportamento participativo, respeitoso, esclarecedor, educativo,  por parte do médico, faz com que paciente-cliente compreenda e, por conseguinte, mobilize-se e colabore corretamente com o processo  de cura;

5. Aumentar a fidelização do paciente-cliente --> Além de virar cliente, o destaque profissional gera demanda. Clientes se multiplicam-se, mediante indicações boca-a-boca de pacientes-clientes encantados.

Enfim, apesar do tema ser direcionado para os médicos, outros profissionais que prestam serviços na área de saúde (dentistas, fisioterapeutas e etc) também devem e necessitam integrar as competências Técnicas, Administativas, de Relações Humanas , Financeiras e Marketing em prol do sucesso e o respeito profissional.


Fonte de Pequisa: Um Doutor Atendimento: como ser um médico de sucesso praticando um fantástico atendimento ao cliente-paciente. Autor: Ségio Almeida e Dr. Ávaro Souza - Salvador/BA: Casa da Qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário